Neste domingo (3/11), o Rei Felipe VI da Espanha visitou áreas afetadas pelas inundações em Valência, cidade localizada ao leste do país. Mas, sua presença não foi tão agradável aos olhos da multidão que se formou na ocasião e o recebe com vaias e gritos de “assassino”.
O Rei e outras figuras da monarquia que o acompanharam foram vaiados e chamados de “assassinos”. Houve até mesmo lançamento de lama nas autoridades, o que atingiu o rosto do Rei e da Rainha Letizia.
A visita foi em Paiporta, uma das regiões mais atingidas pelas enchentes históricas no país, na última semana. Mais de 200 pessoas morreram e há dezenas de desaparecidos.
Veja as fotos
Abrir em tela cheiaLeia Também
Conforme mostram as imagens da agência de notícias Reuters, o Rei Felipe VI tentou falar com as pessoas enquanto era protegido por seus seguranças, mas decidiu deixar o local junto com a Rainha.
A população critica o governo por negligência nos alertas para as chuvas, que só foram enviados duas horas depois das enchentes invadirem a região e desencadearem o caos. Além disso, moradores relatam que as autoridades demoram para enviar ajuda para as regiões afetadas.
A enchente é considerada como o pior desastre do século 21 no país, segundo o Governo da Espanha.
No X, antigo Twitter, Carlos Mazón, presidente do governo regional de Valência – Generalitat Valenciana – se pronunciou sobre o caso. Ele não esteve presente nos protestos pela manhã.
“Entendo a indignação social e claro que a recebo. É minha obrigação política e moral. A atitude do Rei esta manhã foi exemplar.”
Nos comentários, muitas pessoas criticaram Mazón e pediram para que tire o Rei do cargo monárquico.
Fonte:https://portalleodias.com/familia-real/rei-felipe-da-espanha-chega-em-valencia-sob-gritos-de-assassino-e-lama-no-rosto
Comentários: