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Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2025

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Suspeitos de criarem deepfake de Marcos Mion para extorsão são presos no DF

Criminosos utilizaram voz e imagem do apresentador, gerada por IA, para atrair vítimas a comprarem vouchers falsos do Outback

Opina News
Por Opina News
Suspeitos de criarem deepfake de Marcos Mion para extorsão são presos no DF
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A polícia do DF prendeu, nesta quinta (16/1), três suspeitos de integrarem uma quadrilha que aplicava golpes por meio de uma propaganda falsa do restaurante Outback criada por deepfake utilizando a imagem e voz de Marcos Mion.

Na publicidade nas redes sociais, o apresentador convidava internautas para irem ao restaurante com descontos inacreditáveis. O vídeo iria para um link onde se respondia algumas perguntas e se pagava por um cupom, que não existia.

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Veja as fotos

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Reprodução / Instagram
Golpe usando a imagem de Marcos MionReprodução / Instagram
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A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) revelou que uma organização criminosa lesou dezenas de pessoas no Distrito Federal ao vender vouchers de desconto inexistentes.

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Os prejuízos ainda estão sendo calculados. Um dos suspeitos detidos admitiu participação no esquema, que foi alvo de dois mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão emitidos pela Justiça.

As investigações apontaram que o grupo utilizava uma empresa de tecnologia como fachada e empregava estratégias sofisticadas, como anúncios patrocinados e ferramentas de automação, para amplificar os golpes.

A reportagem do portal LeoDias entrou em contato com Marcos Mion, que por meio de sua equipe jurídica se manifestou. Confira

A assessoria jurídica de Marcos Mion, representada por seu advogado Pedro Fida, vem a público esclarecer informações falsas que têm circulado nas redes sociais envolvendo a imagem do apresentador e uma suposta campanha publicitária do restaurante Outback, que inclui um “voucher promocional de rodízio”.

Trata-se de um vídeo falso e manipulado, no qual o áudio foi alterado de forma intencional para uma promoção inexistente. Reiteramos que essa suposta “campanha” não possui qualquer relação com ações ou publicidades oficiais realizadas por Marcos Mion.

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Orientamos o público a desconsiderar e não compartilhar esse tipo de material e reforçamos que medidas legais já estão sendo tomadas para identificar e responsabilizar os responsáveis pela criação e divulgação desse conteúdo.

Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a verdade. Qualquer iniciativa ou campanha vinculada ao nome de Marcos Mion será sempre anunciada por canais oficiais e confiáveis.

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O apresentador ainda esclareceu com quais marcas ele realiza trabalhos publicitários, para não gerar dúvidas: Itaú, Mercado Livre, Chevrolet, TIM, Pepsi e Ray Ban.

Entramos em contato também com a assessoria de comunicação do Outback, que nos enviou uma nota oficial. Confira:

“O Outback Steakhouse alerta permanentemente os consumidores sobre golpes que se utilizam do nome da marca para divulgar promoções inexistentes nas redes sociais.

Sempre preocupado com a segurança e proteção dos consumidores, a marca está trabalhando para derrubar os perfis e sites falsos, além de reforçar esse alerta para os clientes.

A marca reitera que utiliza apenas os canais oficiais para comunicar benefícios e promoções, como o site oficial (www.outback.com.br) e os perfis nas redes sociais, que são @OutbackBrasil no Instagram, Facebook, X e Threads e @Outback_Brasil no TikTok. Os perfis são identificados com o selo de verificação azul.

É importante esclarecer que o Outback Steakhouse não solicita códigos, senhas ou transações via PIX. Os pagamentos via PIX acontecem apenas dentro dos restaurantes, nunca pela internet. Para verificar a autenticidade de qualquer comunicação, o Outback orienta que os clientes entrem em contato através do Fale Conosco no site oficial”

O que é deepfake?

A tecnologia utilizada por criminosos para simular Marcos Mion numa propaganda enganosa tem se tornado cada vez mais comum na internet. Deepfake é baseada em inteligência artificial que utiliza redes neurais para criar vídeos, áudios ou imagens extremamente realistas, mas falsificados.

Por meio do aprendizado de máquina, o sistema analisa e replica características de voz, aparência ou movimentos de uma pessoa, permitindo sua manipulação em cenários fictícios.

Embora tenha aplicações criativas, como no cinema, o deepfake também é usado de forma maliciosa, como na disseminação de desinformação, fraudes ou ataques à reputação.


Fonte:https://portalleodias.com/famosos/suspeitos-de-criarem-deepfake-de-marcos-mion-para-extorsao-sao-presos-no-df
FONTE/CRÉDITOS: Eduardo Reis
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