Últimas Notícias 24 Horas: Fique por Dentro dos Acontecimentos em Tempo Real

Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 07 de Novembro 2025

Geral

Terremoto de magnitude 7,6 atinge Filipinas e gera alerta de tsunami

Terremoto no sul das Filipinas provoca evacuação de áreas costeiras e alerta para ondas de até 3 metros

João Vitor  : Opina News / MTB 0098325/SP
Por João Vitor : Opina News /...
Terremoto de magnitude 7,6 atinge Filipinas e gera alerta de tsunami
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um forte terremoto de magnitude 7,6 atingiu o sul das Filipinas na noite dessa quinta-feira (9/10) – manhã de sexta-feira (10/10) no horário local. O abalo sísmico provocou alerta de tsunami e pânico em várias cidades da ilha de Mindanao.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor foi localizado no mar, a cerca de 30 quilômetros da cidade de Manay, na província de Davao Oriental, a uma profundidade de 10 quilômetros, o que aumenta o potencial destrutivo do terremoto.

Pelo menos uma pessoa morreu, além do registro de feridos, segundo informações preliminares das autoridades regionais. O número pode aumentar, conforme as equipes de resgate acessarem as áreas mais afetadas.

Publicidade

Leia Também:

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu um aviso para ondas potencialmente perigosas nas costas das Filipinas, Indonésia e Palau, dentro de um raio de até 300 quilômetros do epicentro. Segundo a agência, ondas de até 3 metros podem atingir algumas regiões costeiras próximas.

Leia também
  • Mundo Filipinas: número de mortos em terremoto de magnitude 6,9 passa de 70
  • Mundo Após 2 semanas, novo terremoto é sentido em várias regiões da Colômbia
  • Mundo Terremoto atinge as Filipinas e deixa dezenas de mortos
  • Mundo Terremoto de magnitude 6,2 é registrado no norte da Venezuela

Autoridades locais ordenaram a evacuação imediata de comunidades litorâneas de Davao Oriental e Surigao del Sur. Sirenes de alerta foram acionadas e centenas de pessoas precisaram se deslocar para áreas mais altas. Escolas e órgãos públicos suspenderam as atividades.

O presidente Ferdinand Marcos Jr. ordenou que o Conselho Nacional de Redução de Riscos e Gerenciamento de Desastres monitore a situação e coordene ações de evacuação e assistência.

A região de Mindanao é uma das mais sísmicas do arquipélago filipino, que está sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, zona de intensa atividade tectônica onde ocorrem cerca de 90% dos terremotos do planeta.

Este é o segundo abalo de grande magnitude em menos de uma semana no país. No último fim de semana, um terremoto de 6,9 graus atingiu a província de Cebu, deixando mortos e dezenas de feridos.

Embora o alerta de tsunami permaneça em vigor, até a publicação desta reportagem não há confirmação de grandes ondas atingindo a costa.

FONTE/CRÉDITOS: Madu Toledo
WhatsApp Opina News
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR