A Polícia Militar do Estado de São Paulo manifesta veemente repúdio às declarações ofensivas e infundadas proferidas pelo jornalista José Carlos Magdalena, veiculadas no programa Jornal da EP, na edição de 28 de outubro de 2025.
As afirmações em que o referido comunicador imputa aos policiais militares a prática de crimes como concussão, corrupção passiva e peculato de valores provenientes do tráfico de drogas são falsas e atentatórias à honra objetiva da Instituição e de seus integrantes.
Mesmo que o vídeo não tenha se referido a algum policial militar de maneira individual, a forma mentirosa como foram externadas as ofensas, por meio de acusação generalizada de práticas criminosas de servidores públicos militares, sem qualquer prova ou elemento fático, revela-se grave violação ao dever ético e profissional do comunicador social, comprometendo a credibilidade da informação jornalística e afrontando o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana (art. 1º, III, da Constituição Federal), bem como o da presunção de inocência (art. 5º, LVII, CF).
A Polícia Militar do Estado de São Paulo é Instituição de Estado, regida pelos princípios da legalidade, moralidade e transparência, e mantém rigorosos mecanismos de controle disciplinar e correcional, internos e externos, aptos a coibir qualquer desvio de conduta. A generalização leviana de supostos ilícitos afronta não apenas a Corporação, mas toda a sociedade que nela confia sua segurança e ordem pública.
Diante da gravidade das declarações, a Instituição avaliará as medidas judiciais e/ou extrajudiciais cabíveis, mormente em face da reparação dos danos morais coletivos para responsabilização individual do autor das ofensas, em defesa da honra institucional e dos direitos de seus integrantes, sem prejuízo dos policiais militares, individualmente, ingressarem em juízo.
Por fim, a Polícia Militar reafirma seu compromisso com a verdade, a legalidade e o serviço público, reiterando que não se curvará a ataques infundados, permanecendo firme na missão de proteger vidas, garantir a lei e a ordem e honrar o legado de quase dois séculos de dedicação e sacrifício ao povo paulista.
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP
O post Nota Oficial – Repúdio e Medidas Legais apareceu primeiro em Portal de Notícias da PMESP | Canal oficial de produção e divulgação de notícias da Polícia Militar do Estado de São Paulo..