A Polícia Federal está coordenando uma ampla operação para garantir a segurança durante a aplicação do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o "Enem dos Concursos", que ocorrerá neste domingo (18/8) para 2,1 milhões de inscritos. Mais de 650 policiais federais estão envolvidos nas ações, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal, onde também foi instalado um Centro Integrado de Comando e Controle das Forças de Segurança.
A operação visa prevenir e reprimir fraudes, com o apoio da Força Nacional, que estará presente em estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão. A Força Nacional, composta por bombeiros, policiais civis, militares e peritos, auxilia na preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio.
A coordenação do esforço é realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com colaboração de diversos órgãos, incluindo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), e secretarias estaduais de segurança. A estrutura foi planejada com base na experiência do Enem, aplicado há 25 anos, para combater qualquer tentativa de fraude.
Além disso, a Advocacia-Geral da União (AGU) estabelecerá um plantão judicial com 121 membros para lidar com ações judiciais relacionadas ao concurso, garantindo a segurança jurídica da operação. O CNU visa preencher 6.640 vagas para cargos públicos efetivos em órgãos e entidades da administração pública federal direta.
Comentários: