A Polícia Militar Ambiental, em conjunto com a equipe de Bem-Estar Animal da Secretaria de Zoonoses, realizou uma operação de resgate em Ubatuba, na última sexta-feira (20). A ação, motivada por uma denúncia, resultou na descoberta de cinco cães – dois pitbulls e três sem raça definida – vivendo em condições de maus-tratos no bairro Ipiranguinha. As condições precárias dos animais foram atestadas por um médico-veterinário.
No decorrer da fiscalização, o proprietário do imóvel confessou ter praticado o sacrifício de outro animal em momento anterior. Diante da gravidade da situação, o caso foi encaminhado à autoridade policial, que formalizou a prisão em flagrante de um dos envolvidos, conforme previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. O indivíduo detido ficou à disposição da Justiça, e um segundo envolvido também foi alvo de indiciamento.
Após o resgate, os cães foram imediatamente encaminhados para avaliação clínica e receberam atendimento veterinário especializado. Além das medidas criminais, os responsáveis foram alvo de autuações administrativas, em conformidade com a legislação ambiental em vigor, resultando em multas que somam R$ 15.000,00.
A Polícia Militar Ambiental reitera a fundamental importância da colaboração da população por meio de denúncias, essenciais para coibir os maus-tratos e garantir a proteção e o bem-estar dos animais.