A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização, propaganda e uso dos cafés especiais da marca Vibe Coffee. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (3) após uma inspeção identificar diversas irregularidades.
De acordo com a agência, a empresa operava sem licença sanitária e sem regularização dos produtos. A fiscalização também apontou falhas graves nas boas práticas de fabricação, como ausência de rastreabilidade, inexistência de procedimentos operacionais padrão e condições inadequadas de higienização.
A vistoria foi conduzida pelo Núcleo Especial de Vigilância Sanitária (NEVS) da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo.
Em resposta, a Vibe Coffee afirmou que não foi oficialmente notificada sobre a proibição de seus produtos pela Anvisa e que não possui autos de infração, notificações ou processos administrativos junto ao órgão.
A empresa explicou ainda que solicitou voluntariamente uma inspeção da Vigilância Sanitária estadual para receber orientações técnicas e obter o alvará sanitário. Durante essa inspeção, a marca reconheceu algumas irregularidades estruturais e a ausência de determinados procedimentos operacionais padrão.
A Vibe Coffee informou que já iniciou obras de adequação em suas instalações e que a conclusão está prevista para a próxima sexta-feira (7).
Leia mais
Inseto em antibiótico faz Anvisa suspender medicamento; farmacêutica nega irregularidade
Anvisa pede ajuda internacional para importar antídoto de metanol
Anvisa encontra extrato de cogumelo em pó de café e proíbe venda