A formação de um novo ciclone extratropical na Região Sul do país está se intensificando em Santa Catarina e já provoca temporais isolados neste domingo (1º), com raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos pontuais, principalmente no litoral sul e na Grande Florianópolis. Um alerta meteorológico divulgado pela Defesa Civil do estado indica que os temporais podem durar entre duas e três horas nas áreas afetadas.
- Ciclone extratropical pode provocar chuvas e ventos de até 80 km/h; veja onde
Em comunicado divulgado na última sexta-feira (30), a Defesa Civil já havia emitido um aviso sobre a formação do ciclone, com chegada prevista entre segunda-feira (2) e quarta-feira (4). Conforme o órgão, o fenômeno deve se originar próximo à Região Sudeste e trazer um aumento nas precipitações para o litoral catarinense.
Intensificação prevista para os próximos dias
“A partir da madrugada de terça-feira (3), as tempestades tendem a aumentar de intensidade, especialmente entre o litoral norte e a Grande Florianópolis. Os volumes elevados de chuva elevam o risco de inundações, enxurradas e possíveis deslizamentos”, alertou a Defesa Civil.
A meteorologista Nicolle Reis, vinculada ao órgão, esclareceu que, “ao contrário do final de semana, quando as instabilidades são breves, a chuva deverá ocorrer de maneira contínua e em grande quantidade nos próximos dias”.
Ainda segundo a Defesa Civil, entre a tarde e a noite desta segunda-feira, o aquecimento, a umidade e a influência de uma área de baixa pressão, somados a ventos mais fortes em diferentes altitudes atmosféricas, voltarão a favorecer o desenvolvimento de tempestades isoladas. “Apesar da instabilidade climática se concentrar nas regiões mais a leste do estado, como o litoral e o Vale do Itajaí, e as tempestades serem menos frequentes que no dia anterior, elas ainda podem gerar queda de granizo e intensas rajadas de vento em pontos específicos”, ressaltou o órgão.
Leia mais no BacciNotícias:
- Novo ciclone extratropical se forma nesta sexta-feira e pode atingir nove estados
- Ciclone extratropical deixa estados sob alerta vermelho do Inmet
- Alerta: ciclone extratropical pode causar ventos de até 100km/h. Saiba aonde