A operação que culminou na prisão de um indivíduo por tráfico de drogas e na apreensão de mais de 30 quilos de maconha na zona leste de São Paulo teve início na noite de sexta-feira (30). A ação, conduzida por equipes do 4º BAEP em conjunto com o 29º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, foi deflagrada após o recebimento de informações estratégicas da Agência de Inteligência.
Com base em dados fornecidos pela Agência de Inteligência do 4º BAEP, que indicavam a possível localização de um foragido da Justiça, os policiais iniciaram o patrulhamento. Durante a ronda, avistaram um veículo GM/Corsa parado, com uma das portas entreabertas, o que levantou suspeitas.
Ao inspecionar o automóvel, que estava vazio, os agentes notaram a presença de várias malas e mochilas desocupadas, mas que emanavam um forte odor peculiar a entorpecentes. Além disso, uma pequena porção de uma substância similar à maconha foi encontrada. Enquanto a verificação prosseguia, um homem se aproximou e se apresentou como o dono do carro.
Interrogado, o suspeito confessou ter aceitado a oferta de morar no local em troca de guardar e, eventualmente, transportar substâncias ilícitas. Com essa revelação, a equipe policial seguiu para o endereço mencionado. Através de uma observação externa, os agentes puderam ver uma mala aberta, revelando múltiplos tijolos de uma substância que se assemelhava à maconha, juntamente com itens para embalar drogas e o odor forte e característico.
Após a confirmação visual, os policiais entraram na residência e verificaram o armazenamento do material ilícito. No total, foram confiscados cerca de 30,5 quilos de maconha e um aparelho celular da marca Motorola.
O indiciado, que já possuía registros criminais, foi conduzido, juntamente com o entorpecente apreendido, ao 50º Distrito Policial. Lá, a ocorrência foi formalmente registrada, e ele permaneceu à disposição da Justiça.