Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 26 de Junho 2026
Carregando jogos...
Justiça

Ministro André Mendonça suspende multas da NR-1 sobre saúde mental no trabalho

A decisão do STF atende a questionamentos sobre a clareza da Norma Regulamentadora nº 1, que previa punições a empresas por condutas ligadas à saúde mental no trabalho.

João Vitor  : Opina News / MTB 0098325/SP
Por João Vitor : Opina News /...
Ministro André Mendonça suspende multas da NR-1 sobre saúde mental no trabalho
© Carlos Moura/SCO/STF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta quinta-feira (25), o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão por 90 dias das multas e sanções relacionadas à Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece as diretrizes para a saúde mental no trabalho. A medida foi tomada em resposta a um questionamento da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) sobre a validade da NR-1.

A decisão de Mendonça fundamenta-se na percepção de que a NR-1 apresenta "conceitos abertos e subjetivos" em relação às condutas passíveis de punição para as empresas. Essa imprecisão, segundo o ministro, poderia ferir princípios constitucionais fundamentais.

Em sua justificativa, Mendonça destacou que a ausência de clareza sobre as ações (omissivas e comissivas) esperadas e as sanções aplicáveis em caso de descumprimento parece contrariar princípios como o da legalidade, taxatividade, devido processo legal e, crucialmente, o da segurança jurídica, ao menos em uma análise cautelar.

Publicidade

Leia Também:

Além da suspensão das multas, o ministro André Mendonça estabeleceu a abertura de um processo de conciliação entre as partes envolvidas. Este diálogo será mediado pelo Núcleo de Solução Consensual de Conflitos (Nusol) do Supremo Tribunal Federal, buscando um consenso sobre as controvérsias.

Impacto da NR-1 e suas obrigações

As disposições da Norma Regulamentadora nº 1, que abordam a saúde mental no trabalho, entraram em vigor em 26 de maio deste ano. A norma impõe às organizações a responsabilidade de identificar e gerenciar fatores de risco psicossociais no ambiente laboral.

Isso inclui a detecção de situações como assédio e sobrecarga de trabalho, que podem comprometer o bem-estar psicológico dos colaboradores.

FONTE/CRÉDITOS: André Richter - Repórter da Agência Brasil
WhatsApp Opina News
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR