Um homem acabou falecendo ao passar mal em uma academia em Fortaleza no último dia 13 de outubro. Mas o caso só ganhou repercussão quando a defesa da vítima divulgou as imagens que mostram desde a perda de sentido até o atendimento do SAMU.
Nas imagens de câmeras de segurança (assista abaixo), é possível ver o homem descendo a escada e caindo logo em seguida. Alunos e professores tentam socorrer o homem até a chegada do socorro.
Para os advogados da família do homem identificado como Cristiano Silva Honorato, a ineficácia no socorro dos professores da academia e os problemas no desfibrilador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) podem ter acarretado sua morte.
“Os socorristas tentaram o máximo, ficaram quase uma hora tentando reanimá-lo. Nas imagens, é possível ver que o desfibrilador foi acionado 14 vezes, mas só funcionou uma. É claro que o choque só foi aplicado uma vez”, aponta o advogado da família, Samir David.
Em nota, a rede de academia se posicionou: “Apesar de todos os esforços, o aluno não resistiu. A rede afirmou ainda que suas unidades contam com profissionais capacitados em primeiros socorros, com treinamentos periódicos, e seguem protocolos de segurança e saúde”.
Posição SAMU
A Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza informou que as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram seis minutos depois do chamado de socorro. E que todos os procedimentos de reanimação foram realizados e o desfibrilador funcionou normalmente.
Leia mais:
- Mulher é atingida por tiro no bumbum dentro de academia durante megaoperação no Rio
- Homem assassinado em academia era instrutor; crime teria acontecido por causa de mulher
- Homem morre enquanto treinava em academia. Veja imagens