Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 24 de Junho 2026
Carregando jogos...
Justiça

AGU pede para atuar em processo contra Alexandre de Moraes na Justiça dos EUA

A AGU busca defender a soberania do Estado brasileiro em ação judicial que tramita na Flórida contra o ministro do STF.

João Vitor  : Opina News / MTB 0098325/SP
Por João Vitor : Opina News /...
AGU pede para atuar em processo contra Alexandre de Moraes na Justiça dos EUA
© Rosinei Coutinho/STF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou nesta segunda-feira (15) que solicitará sua habilitação em um processo movido na Justiça dos Estados Unidos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O objetivo central da AGU é assegurar a defesa da soberania do Estado brasileiro e impedir que decisões da Suprema Corte nacional sejam contestadas em tribunais estrangeiros.

Conforme comunicado oficial, a AGU ressaltou que sua intervenção no processo, que corre na Justiça da Flórida, é crucial para que o Brasil possa exercer a defesa de sua soberania em um foro internacional.

O órgão enfatizou que o principal propósito da iniciativa é resguardar os interesses do Estado brasileiro, argumentando que as deliberações judiciais emanadas da Suprema Corte do país são inquestionáveis por tribunais de nações estrangeiras.

Publicidade

Leia Também:

A AGU sustenta que agentes públicos brasileiros não podem ser submetidos diretamente ao Judiciário de outras nações sem o expresso consentimento do Estado do Brasil.

"O Brasil não concedeu e não concederá permissão para que sentenças de nossa Suprema Corte sejam avaliadas por magistrados de outro país", afirmou a instituição. "As decisões judiciais brasileiras devem ser acatadas ou contestadas exclusivamente em nossos próprios tribunais, conforme a legislação processual vigente no território nacional."

O processo em questão, que tramita nos Estados Unidos, foi iniciado pelas plataformas Rumble e Trump Media. Elas acusam o ministro Alexandre de Moraes de ordenar a suspensão de perfis de cidadãos brasileiros residentes nos EUA, incluindo o blogueiro Allan dos Santos.

Tais determinações judiciais teriam sido proferidas sob a justificativa de que os indivíduos visados estariam envolvidos em ataques antidemocráticos dirigidos ao Supremo Tribunal Federal.

Procedimento de notificação

No mês anterior, a Justiça norte-americana havia decidido que o ministro Moraes deveria ser intimado eletronicamente, por e-mail, para apresentar sua defesa na ação.

Essa deliberação ocorreu após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) recusar uma solicitação do Rumble para notificar Moraes via carta rogatória, um mecanismo jurídico empregado para comunicações formais com indivíduos residentes no exterior. Legalmente, a autorização para tal procedimento é de competência do STJ.

FONTE/CRÉDITOS: André Richter - Repórter da Agência Brasil
WhatsApp Opina News
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR