O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estendeu seus cumprimentos à Colômbia pelas eleições realizadas no último domingo (21), que culminaram na vitória do candidato de direita Abelardo de la Espriella como novo chefe de Estado. Lula, ao parabenizar o país vizinho, ressaltou a importância da relação bilateral para a região.
Em uma mensagem divulgada na rede social X, o líder brasileiro expressou seu reconhecimento ao processo democrático colombiano. Ele afirmou: “Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo.”
Lula também aproveitou a ocasião para destacar que a amizade entre Brasil e Colômbia "transcende ideologias", sendo um pilar essencial para a superação de desafios compartilhados. Entre eles, o presidente citou a preservação da Amazônia, o enfrentamento da pobreza e o combate ao crime organizado.
O presidente brasileiro concluiu sua declaração com um apelo à continuidade da cooperação mútua, visando o benefício de ambos os povos. “Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos”, finalizou.