Aguarde, carregando...

Terça-feira, 23 de Junho 2026
Carregando jogos...
Política

Capacitação em primeiros socorros para alunos com doenças crônicas é aprovada em comissão

Proposta que amplia treinamento para professores e funcionários segue para análise em outras comissões da Câmara.

João Vitor  : Opina News / MTB 0098325/SP
Por João Vitor : Opina News /...
Capacitação em primeiros socorros para alunos com doenças crônicas é aprovada em comissão
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados deu aval a um projeto de lei que expande o treinamento em primeiros socorros para educadores e equipes de creches e escolas. O objetivo é capacitar esses profissionais a identificar e agir em situações de emergência envolvendo estudantes com doenças crônicas, deficiências ou outras necessidades de saúde específicas no ambiente educacional.

A relatora do projeto, deputada Silvia Cristina (PP-RO), apresentou um substitutivo que foi aprovado. Este substitutivo modifica o Projeto de Lei 714/26, originalmente proposto pelo deputado Capitão Augusto (PL-SP).

Inicialmente, o projeto visava apenas criar um programa de capacitação para o atendimento de alunos com diabetes tipo 1 e 2. Contudo, a relatora ampliou o escopo para incluir todos os alunos que demandam cuidados de saúde particulares.

Publicidade

Leia Também:

Com as alterações, as modificações não serão feitas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), mas sim incorporadas à Lei 13.722/18, conhecida como Lei Lucas. Esta lei já determina a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros para profissionais de escolas e creches.

Silvia Cristina destacou que a mudança torna a legislação mais abrangente. "A condição de estudantes com diabetes não está enquadrada nas regras de atendimento de deficiência na legislação de ensino. Por isso, a alteração na lei de socorros de escolas atende de forma ampla a totalidade dos alunos com demandas de cuidados de saúde", explicou a deputada.

A Lei Lucas foi instituída após o trágico falecimento do menino Lucas Begalli, de 10 anos, em 2017, que sofreu engasgamento durante uma atividade escolar em Campinas (SP). O incidente ressaltou a necessidade de preparo dos educadores para emergências.

A proposta agora segue em caráter conclusivo para as comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto ainda precisará ser aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias
WhatsApp Opina News
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR